Você já deve ter lido algo sobre afiliados. Tudo bem, ao menos sabe o que isso existe, mas não sabe exatamente do que se trata.

Na realidade, é provável que poucos conheçam, em detalhe, a respeito.

Mas, mal chegou e já pode estar em desuso, em decadência? Vamos analisar o que é Programa de Afiliados, sua evolução e expectativas para o médio prazo.

O que significa Programa de Afiliados

Um afiliado é como denominamos uma pessoa ou uma empresa que aceita os critérios do programa de uma empresa para, por meio de uma plataforma ou algum método tecnológico, efetuar a divulgação de seus produtos ou serviços.

Quando essa divulgação gera um negócio, uma venda ou contratação, o afiliado recebe uma comissão acordada pelo Programa.

Para divulgação, utiliza-se um link específico, ou por algum método de rastreamento. A origem do cliente deve ser identificada para garantir a comissão do afiliado.

Conhecido apenas por afiliados, ou por marketing de afiliados, o trabalho essencial é realizar a divulgação, o marketing dos produtos ou serviços da empresa interessada.

Como surgiu o Marketing de Afiliados?

O americano William J. Tobin é tido como o idealizador do primeiro programa de marketing de afiliados, colocado em prática por sua empresa de flores, isso em 1989.

Um pouco depois, em 1996, a Amazon passava a utilizar dessa metodologia em seu programa Associados Amazon.

Assim, são mais de 30 anos que separam sua origem do momento atual.

Comércio eletrônico

Não haveria como falar a respeito das perspectivas sobre o marketing de afiliados sem falar do comércio eletrônico. Sinceramente, ambos estão mais do que interligados, são interdependentes.

Portanto, se há expectativas de evolução do comércio eletrônico, o mesmo ocorre para o marketing de afiliados.

O comércio eletrônico em geral, as páginas de e-commerce e os marketplaces, tem crescido substancialmente na última década.

Em média, 23% de crescimento no primeiro semestre de cada ano

São dados do relatório da Ebit | Nielsen. Somente nos dois últimos primeiros semestres foram 55% e 31% de crescimento. Isso, certamente, em decorrência também da pandemia do covid-19.

Inegavelmente a pandemia afetou e forçou muitos a migrarem para um novo meio de realizarem negócios. Essa migração ocorreu de ambos os lados.

Lojistas que ainda não haviam experimentado o comércio eletrônico e consumidores que ainda não tinham efetuado compras pela internet tiveram suas primeiras experiências.

O que esperar para 2022?

A tendência de crescimento do comércio eletrônico deve se manter em 2022. Há de se acompanhar como a inflação e a retomada da economia poderão diminuir o seu rítimo.

Certamente, quem experimentou dificilmente abandonará o comércio eletrônico. Portanto, os números devem se manter positivos.

Isso tudo reflete sobre o marketing de afiliados. Com o volume de vendas no mínimo mantido, as oportunidades devem ser mantidas.